02/12/2009
O ensino da escrita como prática comunicativa
Relatório - 01/12/09
A primeira atividade do dia foi no auditório, onde assistimos ao filme " Vida Maria". A socialização foi feita no próprio auditório. Com o vídeo percebi claramente que o aluno precisa de incentivo por parte dos pais para dar continuidade aos seus estudos. Quando a família não dá o devido valor aos estudos do filho, ele também vai desistir com mais facilidade.
Por que o aluno não lê? Essa foi a reflexão feita no grupo antes leitura do “iniciando nossa conversa” da T P4 pág. 174 e 178. Se quisermos desenvolver a leitura e a escrita nos alunos precisamos ensiná-las e praticá-las, pois ela estão interligadas e os alunos têm que ser expostos a diferentes gêneros durante seu aprendizado. Sabendo que o desenvolvimento da escrita depende da prática, “é sugerido que as aulas sejam planejadas em sequências de atividades que valorizem a produção de significados que tornam a escrita comunicativa”.
Após o estudo, participamos de uma atividade de leitura com a fábula “O galo que logrou a raposa” para identificarmos os níveis de leitura de um texto. Em seguida nos reunimos em pequenos grupos com o objetivo de elaborar atividades para serem trabalhadas com os alunos, considerando o nível de leitura de cada aluno. Os gêneros propostos foram: história, panfleto, carta, letra de uma música, carta ao papai Noel e texto informativo. Concluimos o período da manhã foi com a socialização da atividade.
Já a tarde vimos o vídeo “Narradores de Javé” e recebemos orientação para a análise do filme. A resenha do filme é uma atividade para o portfólio e/ou blog.
A próxima atividade do avançando na prática é da unidade 13 ou 14 da TP4 e o relatório deve ser entregue no dia 15/12.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário