30/12/2009

Memorial de leitura e escrita


Meu processo de leitura e escrita só começou quando entrei na escola pública de Canindé aos seis anos. Meu pai era pedreiro e minha mãe, na época, só cuidava da casa e das filhas. Eles liam e escreviam com dificuldade e em casa não havia nada que estimulasse a leitura e a escrita . Fui alfabetizada com a "cartilha do ABC".
Aos nove anos sai de Canindé para morar aqui em Fortaleza,mas durante todo o Ensino Fundamental não tive oportunidade de comprar livros, os únicos livros que tinha acesso era os da escola.
Apesar das dificuldades sempre busquei aproveitar as oportunidades que a escola oferecia. A biblioteca das escolas que estudava eram fundamentais para estimular minha aprendizagem.
Durante o Ensino Médio já tinha mais condição financeira e pude comprar alguns livros, mas o acesso a jornais e revistas era restrito.
A partir do Curso de Pedagogia comecei efetivamente a ter contato com livros diversos e específicos de minha área e construir o gosto pela leitura e a busca de conhecimentos.
A falta de um ambiente estimulador de leitura e escrita deixou marcas profundas na minha vida profissional, mas hoje busco superar essas limitações através de cursos, seminários , pesquisas, leituras e vivência constante em sala de aula com os livros.

"A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil e o escrever dá-lhe precisão".

Francis Bacon

Nenhum comentário:

Postar um comentário