30/12/2009

Resenha: Narradores de Javé





O filme conta a história de um vilarejo chamado Vale do Javé que está prestes a ser inundado pelas águas de uma represa. Os moradores foram pego de surpresa com a notícia e acham que só havia um jeito de salvar Javé da inundação, seria transformá-lo num patrimônio histórico, mas a populacão do vilarejo não sabia ler e nem escrever.
Antonio Biá,o único adulto alfabetizado de Javé, é o encarregado de recuperar a história e transpor para o papel de forma "científica" as memórias dos moradores.
Biá ouve os moradores e neste caminho, Biá vai conhecendo a fundo as fantasias, as memórias e as lembranças do povo de Javé. Mas a escrita destas histórias, tão diferentes umas das outras, não estava fácil. Biá, por mais talentoso que fosse na "regras da escritura" teve muitas dificuldades para pôr no papel as histórias de grandeza daquele povo, as quais não obtiveram registro oficial. As pessoas não conseguem chegar a um acordo sobre quais versões correspondem à realidade do lugar, iniciando um duelo entre os contadores com suas histórias, muitas vezes fantásticas e lendárias.
Biá não consegue escrever o livro com a grande história de Javé. Os moradores ficaram decepcionados. A represa é construída, e por fim, a cidade é inundada.
No filme pecebe-se claramente a importância da escrita na construção científica, a formção cultural de um povo, suas crenças, seus valores, sua história.
Em toda a narrativa podemos ver o retrato do nosso país, dos vilarejos, das cidadezinhas, das dificuldade, anseios e luta de um povo para fazer faler seus direitos de cidadão.
Não é novidade que o Brasil ainda enfrenta insistentemente o problema do analfabetismo, tanto de crianças que saem da escola e de outros que não tiveram a oportunidade de se apropriarem do saber da leitura e escrita. É fato que o nosso país possui um número significativo de pessoas que não adquiriram o saber necessário para atender às exigências de uma sociedade letrada.
Em fim, é um filme espetacular onde o valor da memória e da relação entre oralidade e escrita está presente em todas as cenas. Assista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário