30/12/09

Análise do filme "Narradores de Javé"

1. O que significa fazer o "papel de escriba"?
Significa escrever diferentes histórias dos lugares nos quais identificam as origens de um determinado povo.O registro serve para mostrar a existência, a história, a cultura e a crença de um lugar.

2. Qual o papel do escriba naquela comunidade?
O escrita na comunidade de javé teve um papel muito importante, pois sua missão era a recuperação, através da escrita, da história do passado do povo e da origem do vilarejo na esperança de mostrar que aquela cidadezinha era um patrimônio histórico a ser preservado e assim impedir seu desaparecimento.

3. Analise os traços de oralidade daquela comunidade.
O filme demonstra que a oralidade do povo de Javé não é simplesmente uma tradição, mas mostra um problema vivenciado em muitas cidadezinhas do Brasil,o analfabetismo. Devido à precária situação sócio-econômica dos moradores, quase todos analfabetos, acabam passando a história de sua cultura através da oralidade, sem registro, sem documentação. Ao receber a notícia da inundação, os moradores ficaram desesperados, por não possuírem nenhum registro histórico que comprovasse o valor cultural do lugarejo.

4. Analise o processo de construção da escrita do personagem que faz o papel de escriba.
O processo de construção de escrita de Antônio Biá teve início quando ele foi de casa em casa ouvir os relatos dos moradores, porém teve dificuldade de registrar, no papel, porque havia diferentes versões nas narrativas sobre a origem do vilarejo.Com isso Biá sentiu-se impedido de concretizar a construção da escrita, de produzir o livro.

5. Qual a relação entre oralidade e escrita?
O povo do vilarejo tinha a oralidade, mas perceberam que não tinham nenhum registro de sua história, de suas origens." A relação que se dá entre a escrita e a oralidade e memória, acontece a partir de disputas de poder" , em que cada famíla, cada morador tem a sua versão para Javé a partir de seus interesses pessoais e familiares.
A oralidade é muito importante na construção da escrita.

6. Analise as práticas de letramento daquela comunidade.
As práticas de letramento daquela comunidade eram inexistente, pois os moradores eram analfabetos. Apenas Biá lia e escrevia. A população colocou todas as suas expectativas no escriba.

7. Como você percebe a relação entre ser alfabetizado e ser letrado no contexto do filme?
O filme conta a história de um povo sem cultura perante a escrita, mas de uma imaginação fértil capaz de superar obstáculos.
A relação era de profunda esperança na escrita de Biá, pois só ele era considerado letrado.

8. Em que atividades práticas, no contexto da sala de aula, você exerce o papel de escriba?
Quando estou fazendo anotações sobre o desempenho dos alunos e suas dificuldades; durante a produção de texto, orientando na organização das idéias e fazendo as correções necessárias; nas discussões sobre determinado assunto, na produção de texto coletivo, onde os alunos vão contando a história e eu escrevendo no quadro.Em todos os momentos de sala de aula posso está fazendo o papel de escriba.

9. Qual a importância do escriba na construção da leitura e da escrita?
O papel do professor(escriba) nas aulas de leitura e escrita pode ser um diferencial para o processo de ensino e aprendizagem, a partir de uma proposta bem planejada que motive os alunos a sentirem prazer ao ler, escrever e produzir textos. Ele é o guia para os alunos, fazendo intervenções para ajudá-los, orientando-os passos a passo para que avancem à medida que lhe é oferecido novos desafios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário