11/12/2009

A produção textual - crenças, teorias e fazeres












Relatório - 01/12/09 - Conclusão da TP4


No encontro de hoje refletimos sobre a unidade 16, "as práticas de leitura e escrita no nosso cotidiano e na escola." A reflexão sobre a comunicação escrita, como se desenvolve e como podemos ensiná-la de forma diferenciada com um trabalho contínuo.
Para o estudo da oficina 16, a turma foi dividida em seis grupos, onde cada grupo ficou com um tema. Grupos:
I - Explicar a partir do texto Admirável mundo louco a postura que devemos ter em relação às respostas dos alunos. ( seçãoI)
II - Como chegar a estrutura do texto ( passos mais importantes) Seção II
III - Passos mais importantes para ajudar o aluno a ler para aprender. ( seção IV)
IV - Hipótese que influenciam a pedagogia da escrita (seção I)
V - Elementos que tomam a escrita comunicativa (seção II)
VI - Comentar sobre as dimensões sociocomunicativas no palnejamento e na avaliação da escrita.
Após o estudo foi feita a socialização com a participação de todos os grupos.
Conclui-se que leitura e escrita estão interligadas e para desenvolvê-la é preciso ensiná-la e praticá-la diariamente. É um processo contínuo.
Recebemos a visita do cordelista Lucarocas. Ele veio fezer um covite a todos para o lançamento de seu novo livro Sedução Prazer do Amor. O lançamento ocorrerá na Casa do Cantador, 195 no Carlito Pamplona,dia 13/12.
No próximo encontro deveremos trazer a TP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário