25/11/2009

TP4






Relatório - 24/11/09

Ao entrarmos na sala fomos logo convidadas a observar inúmeras placas que foram fotografadas em Fortaleza e que traziam ora erros ortograficos, ora textos sem coerência. As placas foram suporte para a reflexão sobre a unidade 13, da TP4 que aborda o tema letramento.
Segundo Silviane Bonaccorsi Barbato, nesta unidade "estaremos tratando de questões referentes à cultura letrada, ao modo coletivo de organizarmos e utilizarmos a escrita e às suas diferentes funções nas situações sociocomunicativas".
A leitura feita em sala de aula da unidadde deixa bem claro que " trabalhar a leitura e a escrita de forma eficiente depende do desenvolvimento de atividades que nos levem a praticar e refletir sobre as diferentes situações socioecomunicativas, os gêneros, as técnicas de leitura e escrita, dependendo dos objetivos e temas propostos". "Quando ensinamos-aprendemos dessa forma, desenvolvemos diferentes olhares sobre os nossos textos e os dos outro autores".
Refletimos sobre o depoimento de Patativa do Assaré e de Paulo Freire quanto as suas práticas de leitura e escrita.
Vivenciamos algumas atividades em grupo envolvendo leitura e escrita(placas) e trechos de textos escritos encontrados em comunidades, igrejas, paróquias e templos. A primeira para lermos o que estavam escrito nas placas, fazer as correções ortográficas e identificar se havia ou não coerência nos textos e na atividade seguinte era perceber a ambiguidade nos trechos escritos.
Antes da leitura do avançando na prática da página 50, fizemos a leitura dramatizada da música "baião", página 42.
O encontro foi concluído com a discussão sobre o projeto que temos que desenvolver na escola, para finalização do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário