11/11/2009

Leitura - Guia geral do curso



Relatório - 20/10/2009

O segundo encontro do gestar II foi iniciado às 7 horas da manhã como ficou combinado no encontro anterior.Participamos da dinâmica musical. Foi muito interessante, pois a formadora fazia algumas perguntas e respondíamos cantando fragmentos de letras de músicas.
Dando continuidade a agenda do dia 06, foi feita a avaliação diagnóstica ( atividade I do guia geral pág. 13) Durante a socialização da atividade muitas dúvidas foram tiradas em relação ao curso e sua aplicação em sala de aula.
Após o intervalo foi feita uma leitura compartilhada do texto Tarefas da educação de Rubens Alves.
A reflexão sobre a concepção do ensino-aprendizagem e o papel do professor foi compartilhada por todos, seguindo a proposta de atividade do guia geral pág. 21. “A aprendizagem é o processo pelo qual o ser humano se apropria do conhecimento produzido pela sociedade. Em qualquer ambiente, a aprendizagem é um processo ativo que direciona as transformações da pessoa. E o professor é o mediador desse conhecimento”.
Recebemos orientação para aplicação da avaliação diagnóstica de entrada com os alunos, a confecção do portifólio ou blog, o modelo do relatório. Este material, para ser aplicado em sala de aula, vai ser enviado pela Clara por email.
O estudo continua com a TP3 unidade 9 e a tarefa de casa é pra resolver os exercícios das páginas 15 a 23.
Concluo este relatório com o questionamento do texto de Rubens Alves que nos fez refletir sobre: “ O que as escola ensinam? Elas ensinam as ferramentas existentes ou a arte de pensar, chave para as ferramentas inexistentes?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário