12/11/2009
Avançando na Prática - 11/11/2009
Escola de Ensino Fundamental e Médio Estado do Paraná
Série: 6º Nº de alunos: 27 Turma: A
tema: Classificando gêneros textuais
Seção: 3 Unidade: 9
Objetivos: Conhecer o gênero textual fábula.
Perceber a moral da história da fábula em evidência.
Metodologia: Leitura da fábula " A cigarra e a formiga" de La Fontaine
Interpretação do texto e reflexão sobre os conceito de trabalho da cigarra e da formiga.
Escrita da moral da história e ilustração da fábula.
Identificação das características que fazem do texto uma fábula.
Considerações finais: Depois de fazer as atividades propostas percebi que a maioria dos alunos concordavam com a atitude da formiga que encarava o trabalho como uma origação social, necessidade básica para sobreviver, sem nenhuma ligação com o prazer, gostar do que faz.
Alguns alunos, a minoria, afirmaram que a formiga não agiu de forma correta, pois não entendeu que o cantar da cigarra fazia parte da sua vida, era também um trabalho.
O mais importante dessa atividade foi a discussão gerada sobre o conceito de trabalho que cada um tem dentro de si.Colocar estas questóes em evidência fez com que o aluno repensasse a sua maneira de conceituar trabalho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário