31/07/2012

CRIANDO CLASSIFICADOS

Texto
Atenção! Compro gavetas,
compro armários,
cômodas e baús.

Preciso guardar minha infância,
os jogos de amarelinha,
os segredos que me contaram
lá no fundo do quintal.

Preciso guardar minhas lembranças,
as viagens que me contaram
lá no fundo do quintal.

Preciso guardar minha lembranças,
as viagens que não fiz,
ciranda cirandinha
e o gosto de aventura
que havia nas manhãs.

Preciso guardar meus talismãs
o anel que tu me deste,
o amor que tu me tinhas
e as histórias que eu vivi.

Roseana Murray

________________________________________________
Responda:
01. Por que a poeta( ou quem fala) sente necessidade das gavetas, baús, etc.? O que ela estaria perdendo?
02. A poeta faz alusão a vários textos e brincadeiras da infância. Vocês são capazes  de cantar e dizer como eram as brincadeiras?

Primeiro classificado
01. Imaginem que vocês precisem vender, ou dispor de alguma coisa: um piano, uma bicicleta, um carrinho, um cachorro, por exemplo. pode ser vendido, trocado ou doado.
02. Lembrem as características( verdadeiras, se não, é propaganda enganosa...) do "objeto". veja em que podem devem aparecer tais características.
03. Façam a primeira versão do anúncio. peçam a opinião de seu colega ao lado.
04. Reescrevam o anúncio, se necessário.
05. troquem entre si os anúncios feitos, de modo que o classificado de cada um vá parar do outro lado da sala.
06. agora, cada um vai comentar o anúncio que tem em mãos: ele funciona? falta algum dado? chamaria a atenção de um interessado?
                                                                                                  AAA3 - gêneros e tipos textuais - versão do aluno p.40 e 41

Gabarito
01. Parece que ela está perdendo a infância(ou lembranças) e tudo o que esse tempo significa de aventura, quintais, brincadeiras, cantos, delicadezas - tudo que a vida adulta e os tempos modernos esquecem - e que não podem ser comprados - infelizmente! - pelos anúncios de jornal.
02. A cantiga de roda Ciranda cirandinha está espalhada pelo texto. (Convide os alunos a cantar). O jogo amarelinha é o jogo de alcançar o céu, pulando, com um pé só, casas desenhadas. Peça que alguém desenhe amarelinha no quadro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário