31/07/2012

SEQUÊNCIAS TOPOLÓGICAS: O TIPO DISSERTATIVO

Avançando na prática

01. Apresente a seus alunos uma foto.
02.Comece por propor uma conversa sobre o que veem. Faça perguntas e peça opiniões aos alunos.
03. Depois de discutir sobre a foto, solicite que elaborem um pequeno parágrafo descritivo.
04. A seguir, solicite que elaborem um pequeno parágrafo narrativo sobre a mesma foto, imaginando ações que possam estar ocorrendo, ou tenham ocorrido.
05. Para os alunos mais avançados em escolaridade, proponha a articulação entre as ideias dos dois parágrafos, fazendo os devidos ajustes na redação.
06.Silicite opiniões dos alunos a respeito da cena descrita e da situação narrada. dependendo do nível de escolaridade, as opiniões podem ficar na modalidade oral, ou podem ser expostas também na modalidade escrita.
07. Se a opção for pela escrita, peça aos alunos para voltarem para o início do texto produzido e acrescentarem uma ideia que conduza o "olhar" do leitor para a opinião que eles colocarem no final do texto.
08. Você poderá, então, analisar, juntamente com os alunos, com as sequências tipológicas descritivas, narrativas e dissertativas integram o texto produzido.
09. Se for conveniente - de acordo com o nível de escolaridade -,você poderá mostrar exemplos de estruturas gramaticais típicas de descrição e de estruturas gramaticais típicas de narração, e até chegar a uma sistematização sobre o tema.

                                                                            Caderno de teoria e prática -gêneros e tipos textuais-TP3

Nenhum comentário:

Postar um comentário