31/07/2012

SEQUÊNCIA TIPOLÓGICAS: DESCRIÇÃO, NARRAÇÃO E DISSERTAÇÃO

Avançando na prática

01. A classe deve ser dividida em dois grupos.
02. Um grupo diz secretamente a um representante do outro grupo o nome de um objeto.
03. Esse representante, diante da classe, deve descrever o objeto sem dizer o nome.
04. os membro de seu grupo devem identificar o objeto pela descrição. estimule a variedade nas maneiras de descrever: além da descrição física, dizer para que serve, onde normalmente é encontrado,etc.
05. Estipule um tempo, adequado ao nível da classe para essa atividade.
06. Ganha ponto o grupo que adivinhar, dentro do prazo estipulado, o objeto descrito.
07. Faça que  todos, ou, ao menos, o maior número possível dos alunos passe pela atividade de descrever.
08. Findo o jogo, proponha que cada um escreva um texto descrevendo um objeto de grande valor pessoal. O desafio é dar o maior número de informações possíveis, mas identificá-lo apenas na última linha do texto.
09. Faça uma rodada de leitura em voz alta, solicitando voluntários.
10. Estimule a participação dos outros alunos na leitura, com comentários e opiniões sobre clareza, objetividade, etc.

                                                                       Caderno de teoria e prática -gêneros e tipos textuais-TP3

Nenhum comentário:

Postar um comentário