23/01/2010
TP6
Dia: 19/01/2010 - Relatório
A acolhida de hoje foi com a leitura do texto de Marina Colasanti " A moça tecelã".Este conto de fadas narra o dia-a-dia de uma menina que tece, tece, tece.Contente em seu trabalho, vai imaginando e tecendo, materializando auroras, noites, sol, chuva, aves, bichos, paisagens... Até que reparou-se envolta em uma imensa solidão, necessitando de alguém junto a si, para sempre: constrói então, dos fios mais fortes e belos, um companheiro, o esperado esposo. Passa logo a sonhar com filhos, lar, vizinhos, com um cotidiano pacato e social, enfim.
O homem, porém, tinha idéias opostas e a moça destece castelo, ouro, prata, animais e o próprio opressor. Livre, finalmente! O texto nos faz refletir sobre nossas atitudes como pessoa e como profissionais, pois todos os dias temos oportunidades de refazer nossas ações, de buscar novos objetivos, de criar, de sermos pessoas e profissionais melhores.
A Unidade 21 da TP6 " focaliza a argumentatividade que, em sentido mais restrito, corresponde a uma organização textual que tem por finalidade específica convercer ou persuadir o interlecutor a respeito de alguma idéia ou comportamento. O caderno teoria e prática e o livro do aluno traz diferentes atividaes focalizando a diversidade de argumentos que podem ser utilizados para demonstrar uma idéia.
Fizemos a leitura de um texto da AAA6 "Gravidez Precoce" onde ao final deveríamos acrescentar mais um parágrafo fazendo um relato de algum caso de gravidez na escola e/ou comunidade.
A atividade seguinte foi elaborar um exercício de escrita onde o aluno possa produzir um texto argumentaivo. A produção de texto deve surgir a partir de uma das estratégias do Avançando na prática da página 108 e 109 que tem com tema o CARNAVAL.
Proposta de produção de texto: Com base nos conhecimentos adquiridos sobre o carnaval produza um texto argumentativos posicionando-se contra ou a favor do mela-mela.
Para concluir a manhã de estudo recebemos algumas orientações sobre o curso e as datas de entrega de trabalhos.
Datas importantes:
* 02 e09 de fevereiro - apresentação dos projetos
* 09 de março - entrega dos portifólios e endereço do blog.
* 23 de março - conclusão do curso.
" A prática de leitura e escrita deve ser planejada como sequência em que o aluno está sempre tendo oportunidade de pensar e refletir sobre o texto que está produzindo, interagindo com o próprio texto e com os textos de seus colegas"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário