08/09/2012

Avançando na prática

Coerência textual

   A coerência de um texto não está propriamente no texto, ou na simples organização linguística: é qualidade que se constrói na leitura e interpretação dos textos, sejam eles verbais ou não verbais.
   A multiplicidade de experiências de mundo serve de base para  compor o " quebra-cabeças" em que se constitui o texto. Quanto maior for a informação do leitor a respeito do tema, maior sua prontidão para interpretar a continuidade de sentidos, a coerência textual.
   A harmonia entre as informações que servem de pistas para estabelecer essa continuidade constitui a coerência textual. Portanto, diferentes leitores, com diferentes informações prévias, com diferentes visões de mundo, podem atribuir níveis de coerência diferentes ao mesmo texto.
                                                                                                         

* Jogos de quebra-cabeças são um ótimo exercício de raciocínio para o desenvolvimento das habilidades de procurar as pistas que tornam uma imagem coerente.
*Você pode construir jogos, em diferentes níveis de dificuldade, recortando figuras de cartazes ou revistas. Quanto maiores as figuras e as peças, mais facilidade para montagem.
* Para facilitar o manuseio, você poderá colar as figuras, primeiro, em papel grosso ou cartolina.
* Essa atividade também pode ser desenvolvida pelos próprios alunos, que estarão, assim, percorrendo todo o processo de montar e desmontar imagens coerentes. Esta pode ser uma atividade aliada à fixação de aspectos gramaticais.
* O importante é que o manuseio de " partes" para compor um todo coerente vai exercitando as práticas de leitura porque estimula a observação da relação parte-todo na procura de "pistas" de significação.
                                                                                                 TP5( Caderno de Teoria e Prática), pág.82

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