Trezentas onças
A estrada estendia-se deserta; à esquerda os campos desdobravam-se a perder de vista, serenos, verdes, clareados pela luz macia do sol morrente, manchados de pontas de gado que iam se arrolhando nos paradouros da noite; à direita, o sol muito baixo, vermelho-dourado, entrando em massa de nuvens de beiradas luminosas.
Nos atoleiro, secos, nem um quero-quero: uma outra perdiz, sorrateira, piava de manso por entre os pastos maduros; e longe, entre o resto de luz que fugia de um lado e a noite que vinha, peneirada, do outro, alvejava a brancura de um joão-grande, voando, sereno, quase sem mover as asas, como numa despedida triste, em que a gente também não sacode os braços...
Foi caindo uma aragem fresca; e um silêncio grande em tudo.
LOPES NETO, J. Simões. Trezentas onças.In Contos gauchescos. Obra Completa. Porto Alegre; Sulina, 2003,p.309.______________________________________________________________________________________
Atividade
1. Qual tipo é o desse texto? qual o assunto?
2. o narrador tenta mostrar a imensidão da paisagem. Que termos sugerem isso?
3. Há no texto muitos adjetivos. Sublinhem-nos.
4. Desses adjetivos, indiquem os que estão usados num sentido figurado, quer dizer, não são aplicáveis normalmente para os substantivos a que se referem.
Gabarito
1. Trata-se de uma descrição do por-do-sol.
2.Os verbos "estendia-se" e " desdobravam-se"
3. (marcados no texto) deserta, serenos,verdes, clareados, macia, morrente, manchados,(muito)baixo,verde-dourado, luminosas, secos, sorrateira, maduros, peneirada, sereno, triste, fresca, grande.
Há alguma expressões adjetivas, como quase sem mover as asas, a perder de vista. não é fundamental que os alunos percebam isso, nesse momento.
4. serenos, relativo a camposmacia, relativo a luz
morrente, relativo a sol
manchados, para campos
sorrateira, para perdiz
peneirada, para noite.
AAA3 - gêneros e tipos textuais, versão do aluno, p. 65
Quero saber as respontas😤😧😥
ResponderExcluir