08/09/2012

Avançando na prática

Coesão

A coesão textual é responsável pela ligação das ideias nos textos. Termos linguísticos que orientam como as informações devem ser organizadas são os elos ou laços coesos, que compõem as cadeias coesivas.

Como podemos explorar os elos de coesão ao tecer um texto?
Dê dois, ou mais textos, para leitura sobre um determinado aspecto do tema "meio ambiente" por exemplo.
respeitando o nível de escolaridade, proponha a redação conjunta, no quadro, de um texto que inclua as informações lidas.

Uma discussão antecedendo a elaboração escrita poderá enriquecer a atividade.

Ao escrever o texto, cuide para que os mecanismos de coesão sejam explorados, como por exemplo, a retomada de substantivos por pronomes, substantivos e advérbios resumindo ideias, etc.

Depois do texto escrito, com o texto no quadro - ou, alternativamente, em papel pardo  - à frente da classe, vá sublinhando as expressões que compõem cadeias coesivas.

Lembre-se de que a nomenclatura não é importante; o mais importante é que os alunos reconheçam que algumas ideias são expressas de diferentes maneiras e estão ligadas por laços linguísticos que orientam a tessitura do texto.

Também muito importante é "dar pistas" para que a continuidade de ideias seja (re)construída adequadamente pelo leitor.
                                                                     TP5( Caderno de Teoria e Prática), pág. 130

Avançando na prática

Coerência textual

   A coerência de um texto não está propriamente no texto, ou na simples organização linguística: é qualidade que se constrói na leitura e interpretação dos textos, sejam eles verbais ou não verbais.
   A multiplicidade de experiências de mundo serve de base para  compor o " quebra-cabeças" em que se constitui o texto. Quanto maior for a informação do leitor a respeito do tema, maior sua prontidão para interpretar a continuidade de sentidos, a coerência textual.
   A harmonia entre as informações que servem de pistas para estabelecer essa continuidade constitui a coerência textual. Portanto, diferentes leitores, com diferentes informações prévias, com diferentes visões de mundo, podem atribuir níveis de coerência diferentes ao mesmo texto.
                                                                                                         

* Jogos de quebra-cabeças são um ótimo exercício de raciocínio para o desenvolvimento das habilidades de procurar as pistas que tornam uma imagem coerente.
*Você pode construir jogos, em diferentes níveis de dificuldade, recortando figuras de cartazes ou revistas. Quanto maiores as figuras e as peças, mais facilidade para montagem.
* Para facilitar o manuseio, você poderá colar as figuras, primeiro, em papel grosso ou cartolina.
* Essa atividade também pode ser desenvolvida pelos próprios alunos, que estarão, assim, percorrendo todo o processo de montar e desmontar imagens coerentes. Esta pode ser uma atividade aliada à fixação de aspectos gramaticais.
* O importante é que o manuseio de " partes" para compor um todo coerente vai exercitando as práticas de leitura porque estimula a observação da relação parte-todo na procura de "pistas" de significação.
                                                                                                 TP5( Caderno de Teoria e Prática), pág.82